No final do século XX assistimos
ao surgimento de um novo período na história
da sociedade humana conhecido como “Sociedade
da Informação” que também
pode ser chamado de “Sociedade do conhecimento”
ou “Nova economia”, vinda da expressão
“Globalização”. Esta nova
sociedade é caracterizada pela disseminação
da informação e do conhecimento e pelo
elevado número de atividades produtivas que
dependem da gestão de fluxos informacionais,
aliado ao uso intenso das novas tecnologias de informação
e de comunicação. Vivendo numa sociedade
cada vez mais informatizada e ágil, onde a
rapidez de comunicação é imprescindível,
surge o questionamento de como ensinar e aprender
numa sociedade tão “interconectada”.
Segundo o Novo Dicionário
da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque
de Holanda Ferreira, educação é:
“Processo de desenvolvimento da capacidade física,
intelectual ou moral da criança e do ser humano
em geral, visando à sua melhor integração
individual e social”. Com certeza, o processo
de educação deve começar na família,
onde o ser humano é preparado para a vida individual
e na sociedade e continua na escola, onde são
adquiridos conhecimentos referentes a áreas
do saber específicas. De certa forma, a escola
dá continuidade ao processo que foi iniciado
na família, educando através da disciplina,
das responsabilidades, do estímulo ao exercício
da cidadania. Assim, a educação é
um fenômeno social e universal e uma atividade
necessária à exigência e funcionamento
de todas as sociedades. Não é apenas
uma exigência da vida em sociedade, mas um processo
de prover os indivíduos dos conhecimentos e
experiências culturais que os tornam aptos a
atuarem no meio social e transformá-lo em função
de necessidade econômica, sociais e políticas
da coletividade.
A pressão em relação
ao uso dos computadores se faz cada vez mais evidente
em todas as áreas da sociedade moderna, o que
não é diferente na educação.
Muito se tem escrito sobre o uso de computadores na
escola, mas não há um consenso sobre
o valor do uso dessa tecnologia em relação
aos ganhos que ele pode trazer aos estudantes. Determinar
a importância desta tecnologia em termos de
ajudar o indivíduo na construção
do conhecimento tem sido uma preocupação
de muitos educadores.
O computador tem provocado uma revolução
na forma de educar e aprender devido à sua
capacidade facilitadora de acesso à informação
e também pelas muitas possibilidades de utilização
de novas técnicas de ensino. Neste contexto,
os computadores, quanto adotados nas escolas, devem
se integrar ao currículo como uma ferramenta
multidisciplinar, constituindo-se em algo mais que
o educador pode contar para realizar o seu trabalho.
É bom ter em mente que o bom
resultado do uso de computadores na escola depende
do que se faz dele, de como e com que finalidade ele
é usado. Não se pode esperar que o computador
faça tudo sozinho. O computador não
é um substituto do educador, mas uma ferramenta
capaz de auxiliá-lo de diversas formas, viabilizando
a transformação da sala de aula em um
local que estimule os estudantes a melhorar seus conhecimentos
e suas habilidades cognitivas. Ele apresenta informações
e recursos, mas cabe ao educador planejar a aplicação
dessa informação em sala de aula. Para
isso, o educador deve estar capacitado e treinado
para tirar o máximo proveito das ferramentas
que um computador pode proporcionar, passando a ser
um elemento incentivador do estudante na busca pelo
conhecimento.
É importante salientar que,
tão importante quanto a tecnologia em si, é
como ela está sendo empregada. Uma tecnologia
mal utilizada pode trazer conseqüências
desagradáveis. Por esse motivo, o processo
de introdução do computador como recurso
de ensino na escola deve ser constantemente avaliado
como todos os outros recursos didáticos utilizados.
Através das redes de computadores
o educador pode obter rápida e eficientemente
informações sobre os recursos instrucionais
que necessita e, se esse potencial for bem explorado,
ele interage melhor com os estudantes, obtendo resultados
bastante positivos no processo de aprendizagem. O
educador deve encarar o computador como meio de acesso
ao conhecimento e as redes de computadores cada vez
mais como facilitadoras no processo contínuo
de ensino e aprendizagem.
A presença dos computadores
nas escolas é inevitável, tendo em vista
que esta tecnologia se tornou um objeto sociocultural
integrante de uma parcela crescente da sociedade.
Tal tecnologia estimula a busca de mais informação
e de um maior número de relações
entre as informações, além de
promover a cooperação entre seus usuários.
As redes de computadores, principalmente a Internet,
representam um ponto de ruptura no modelo pedagógico
tradicional e exigem dos professores, dos estudantes,
das instituições e até mesmo
da família uma mudança de comportamento
com relação ao ensino e aprendizagem.
José
Mauricio Santos Pinheiro em 03/04/2007
O uso do computador como ferramenta pedagógica
Com o propósito de enriquecer este tema utilizei como referência o
artigo acima, por ser bastante esclarecedor quanto ao surgimento e
evolução da sociedade da informação. A velocidade com que os fluxos de
informação aliados ao processo de globalização se disseminam chega as
vezes a ser assustadora, daí a importância como muito bem colocou o
autor de saber distinguir os benefícios e malefícios que tanta
tecnologia e sofisticação trazem para a sociedade para o nosso cotidiano.
Como já mencionado no artigo sabemos que o processo de
educação começa em casa através da família, sendo a educação um fenômeno
social, com objetivo de instruir o indivíduo nas diversas áreas do
conhecimento para o convívio em sociedade, conclui-se que família,
educação e tecnologia devem ser associadas no processo de aprendizagem.
A formação desse tripé inclui a tecnologia pois ela está
cada vez mais presente no dia-a dia, felizmente quase todas as escolas
possui acesso as TICs(tecnologias da informação e comunicação) e às utilizam como ferramenta pedagógica
na aprendizagem dos alunos. Como já dito pelo autor cabe a escola saber
utilizar corretamente o computador, o acesso a internet como aliados no
cotidiano escolar.
Quanto a utilização das TICs nas escolas elas podem ser aproveitadas em
todas as disciplinas de diferentes maneiras, cabe ao poder público
capacitar nossos educadores, gestores para correta utilização dessa
ferramenta como incentivadora, disseminadora de habilidades,
conhecimento, coordenação motora e vários outros benéficios.
Adriane Pages Silva Assis.
Leia mais em:
www.fe.unb.br/.../o-uso-das-tecnologias-na-educacao-computador..
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sábado, 16 de fevereiro de 2013
O Computador na Escola
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